Governo do RN realiza Feira Talentos do Artesanato do Vale do Assú


O Governo do RN, por meio da Secretaria de Estado do Trabalho, da Habitação e da Assistência Social (Sethas) e Governo Cidadão, realiza, de 02 a 04 de agosto, das 17h às 21h, a terceira edição da Feira de Talentos do Artesanato do Vale do Assú, na Arena Dnocs, dentro da programação da 1º Exposição Agropecuária de Assú (ExpoAssú). O evento faz parte da política de fomento e valorização do artesanato potiguar por meio de feiras de exposições em níveis internacional, nacional e regional.
Cerca de 60 artesãos participarão da feira, reunindo diferentes tipologias, com destaque para a cestaria, a cerâmica e a argila. Outra tipologia muito forte da região é a fibra vegetal (de coco e na carnaúba) que poderá ser encontrada em produtos diversos. A feira será uma oportunidade de valorização da produção artesanal, como também de fortalecimento da cultura e da identidade dos produtos artesanais do Vale do Assú.
Augusto Maux, técnico do Programa de Artesanato do RN (Proarte), ressaltou a importância da terceira edição do evento com o intuito de dinamizar a tradição da região do Assú. Além de consolida-la no calendário anual das grandes feiras de artesanato do Estado. “A Região do Vale do Assú tem uma tradição cultural e de artesanato muito forte, chegando a ser referência, em nível nacional, em fibra de carnaúba e fibra de coqueiro. Mais do que isso, aquela região tem uma cerâmica muito primorosa”, disse.
Proarte-RN
O Proarte-RN tem a finalidade de fortalecer e fomentar o desenvolvimento do artesanato potiguar, de forma integrada com o turismo e a cultura, visando à melhoria das condições de vida dos artesãos e preservando os aspectos culturais e ambientais do Estado.
O Proarte também atua na valorização, divulgação e comercialização dos trabalhos realizados por artesãos independentes, associações, cooperativas e grupos de produções dos 167 municípios do Rio Grande do Norte.
Atualmente, estão cadastrados no Programa cerca de 9 mil artesãos. Neste primeiro semestre, o Proarte já viabilizou a participação dos artesãos potiguares na 24º edição da Feira Internacional de Artesanato (Fiart), no 12º Salão de Artesanato de Brasília e na 20º edição da Feira Nacional de Negócios de Artesanato (Fenearte). Em apenas três feiras, os artesãos venderam cerca de R$ 1 milhão.
Fotos: Anderson Santos.



 Publicidade

Armarinho Macau,lojas 1 e 2 tudo em um só lugar, artigos de cama mesa e banho, confecções em geral, a moda de todas as estações,  bolsas, calçados, eletro eletrônico, material escolar e muito mais, rua professor Coimbra em frente ao mercado público de Macau, empresa do grupo Elísio Filho e Jane Maria

A imagem pode conter: 1 pessoa, texto

Nenhum comentário

Publicidade