PREFEITO TULIO LEMOS PARTICIPA DE AUDIÊNCIA PÚBLICA SOBRE O SETOR PESQUEIRO E AQUÍCOLA DO RIO GRANDE DO NORTE





Nesta sexta-feira(17/5), o Prefeito Tulio Lemos, a convite do deputado estadual Souza Neto(PHS), participou da mesa durante a audiência pública sobre o setor pesqueiro e aquícola do Rio Grande do Norte, no auditório da Assembleia Legislativa. O evento reuniu trabalhadores, produtores, representantes de colônias de pescadores e sindicatos, ONGs, empresários, além de representantes das administrações municipal, estadual e federal.
Tulio Lemos participou da mesa como representante dos prefeitos juntamente com os professores Fábio Hazin, da UFRPE, e Alberto Cortez, da UFRN; o secretário Estadual da SAPE(Secretaria da Agricultura da Pecuária e da Pesca), Guilherme Saldanha; o Secretário Nacional da Pesca, Junior Seif; o presidente do Sindipesca RN, Gabriel Calzavara; o capitão de fragata Francisco Antônio Rogério Ramos Meiros, representando a Marinha; e a presidente da Colônia de Pescadores de Natal, Rosângela Silva; o evento ainda contou com a participação de membros da bancada federal como o senador Jean Paul Prates(PT) e dos deputados federais Rafael Motta(PSB) e Benes Leocádio (PRB).
Em sua fala, o Prefeito de Macau chamou a atenção para que a atividade pesqueira seja vista de forma diferente pelo poder público. “A pesca artesanal é realmente muito importante, principalmente em nossa região, pois são 40 km de litoral e precisamos do respaldo e do apoio pois a atividade garante o sustento de centenas de famílias de forma direta”, disse. Tulio ainda convidou a marisqueira macauense Rita de Cássia para fazer a sua fala na tribuna; ela estava representando a articulação nacional das mulheres na pesca. Rita, que também é presidente da Associação das Marisqueiras e Ostreicultoras de Macau, alertou para o fato de que muitas mulheres que sobrevivem da pesca arriscam suas vidas e comprometem a saúde sem obter os mesmos acessos e direitos. Ela fez um apelo cobrando por mais atenção ao setor: “Algumas colegas já desenvolveram câncer do colo do útero por conta da atividade”.
Foram debatidos ainda temas como a emissão de carteirinhas, registros e licenças para os pescadores; o decreto do óleo diesel; a situação atual do Terminal Pesqueiro e diversos outros temas levados pela própria categoria; gerando assim uma ampla discussão de políticas públicas voltadas para o desenvolvimento da pesca no nosso estado.
📷 ASSECOM





   Bolo por 8.00  Reais


Nenhum comentário